Controle o sal e viva melhor
Consumo exagerado pode até matar
Agência Unipress Internacional
Poucas pessoas no mundo conseguem viver sem sal em suas vidas. Na hora de dar gosto aos alimentos, seja ele qual for, o sal é um condimento muito apreciado e utilizado. E, além disso, está presente em quantidade considerável nos alimentos industrializados. O problema é que o consumo em excesso pode causar problemas sérios à saúde, a começar pela elevação da pressão arterial. E a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Um dos grandes perigos da patologia é o fato de ser silenciosa. A maior parte dos pacientes não apresenta sintomas. Por isso, é importante a visita regular ao médico. São consideradas anormais as médias de pressão arterial acima de 135/85 mmHg.
Estudo publicado recentemente pelo Jornal de Medicina dos Estados Unidos e que reúne conclusões de pesquisadores das universidades da Califórnia, Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, garante que se os americanos reduzissem a ingestão de sal a apenas meia colher de sopa por dia (3g), haveria de 44 mil a 92 mil redução de casos de morte e de 54 mil a 99 mil de ataque cardíaco no país.
Por causa dessa pesquisa, o prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg, solicitou que fabricantes de comida e restaurantes diminuam o sal em 25% nos próximos cinco anos.
Segundo o Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição da Universidade Estadual Paulista, situada em Botucatu, a dieta habitual da população brasileira conta com 10g a 12g do produto por dia, quase o dobro da recomendada pelos médicos. O sal é composto por sódio, que tem relação direta com a hipertensão arterial, e cloreto.
Para especialistas, as famosas "pitadinhas a mais" representam apenas 15% do consumo. Eles afirmam que os grandes vilões são os alimentos industrializados, com 75%. O consumo de produtos congelados como lasanha, por exemplo, ou mesmo de um pacote de miojo, significa a ingestão de praticamente 3g de sódio, quando o máximo recomendado pelas autoridades médicas é 2,4g. Apesar de o sal em grandes quantidades ser um problema, o uso de forma controlada é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos e serve para regular a quantidade de água no organismo.
Dicas para controlar o uso do sal
- Substitua-o por temperos naturais, como salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, alho, manjericão, coentro e cominho.
- Não coloque sal em comidas já prontas.
- Deixe o saleiro longe da mesa.
- Consuma sal light que possui menos sódio do que o convencional.
- Aumente a ingestão de potássio, que reduz a pressão. Ele pode ser encontrado no feijão, vegetais verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa, laranja e ervilha.
- Reduza o consumo de alimentos industrializados e muito salgados.
|